You can scroll the shelf using and keys

Vida, minha vida. Olha o que é que eu fiz…

10 de September de 2010

Sou uma farsa.

Escrevo boas bios, que enganam as pessoas, que acabam pensando que eu sou bastante mais legal/ interessante do que eu realmente sou. Pensando nisso, escrevi este modesto post com dicas e instruções, para escrever boas bios, fazer amigos e conquistar admiradores internê afora.

Que fique claro que estamos falando de perfis pessoais. Perfis profissionais você googleia um How to de alguma Você S/A.

1- Bio em poucas linhas

– Caso você tenha uma profissão interessante, inclua na bio. Sem maiores explicações, sem faixa salarial, sem louros e glórias.
– Humor é bem vindo. SE você tiver senso de humor. Gracinhas são boas, se forem realmente espirituosas e engraçadas.
– Estado civil, grau de parentesco com, status reprodutivo são compreensíveis e uma demonstração fofa e carinhosa (argh!), mas não deixam sua bio interessante.
– Trechos de poemas, músicas, e citações são armadilhas do lugar comum, use com cuidado.
– Sempre bom incluir uma palavra ou frase de impacto, que reflita sua personalidade e cause empatia em pessoas parecidas com você. Ou interesse nos que são diferentes.
– É uma venda de ambulante de semáforo. Você tem pouco tempo pra fazer a venda. Seja astuto.

2- Em parágrafos

Temos mais espaço e isso pode parecer assustador. Não é. Podemos agora incluir mais fatos como idade aproximada, local de nascimento e detalhamento profissional e/ou pessoal. Com alguns cuidados.

Sempre pense como leitor. Escreva algo que você gostaria de ler.

É muito fácil escrever detalhadamente sobre algo que nos interessa (nós mesmos). Lembre que esta bio possivelmente seja a porta de entrada do leitor, o primeiro contato. Quer dizer, não precisa explicar tudo. A idéia é deixar a pessoa com vontade de saber mais, e ver mais. Com o tempo e seu jeitinho, eles vão entender a dinâmica da coisa.

Fale um POUCO sobre coisas comuns, faça gracinhas, demonstre intimidade na medida certa, despertando o voyerismo.

Seja (pareça) brutalmente honesto. As pessoas se identificam com o que há de humano em você, porque se vêem refletidas, ou te invejam, ou te odeiam. Seja como for, faça da sua bio um acidente rodoviário que as pessoas simplesmente têm que parar e espiar mais.

3- Em capítulos

Estamos supondo que você está escrevendo uma autobiografia.

Suponho que você tenha feito algo de interessante com a sua vidinha de merda.

(Ou que você escreva bem pra tirar leite de pedra. Porque dá pra fazer, escrever uma biografia sobre um vida ordinária. Mas é preciso senso de humor, fluidez e um ponto de vista minimamente curioso.)

Enfim, você fez algo, ou muitas coisas, ou ficou famoso por ser assim desse seu jeitinho. Você têm uma história pra contar, que será interessante por 200 ou mais páginas.

Pense como seu admirador, leitor, inimigo, troll.

Seja minimamente interessante e saia do lugar comum. Se for pra ser óbvio e repetitivo, deixe que a Folha escreva um especial sobre você na Ilustrada. Incluas cartas, fotos, e fofocas de backstage. Use a biografia como oportunidade de deixar no mundo sua impressão, e sua versão, a seu respeito. Se for boa, será a definitiva. Se não for, seus problemas estarão apenas começando, e é melhor morrer e deixar o jornalismo mostrar suas garras.

Se o plano é que a publicação seja póstuma, deixe uma mensagem ou uma lição. Mesmo que sua vida tenha sido um completo desperdício. Se o plano for publicar em vida, prepare-se pro pior. Lembre-se, nos dois casos, de que mesmo as biografias têm que ter começo, meio e fim. Como todos os livros.

For what is a man, what has he got?
If not himself, than he has naugth
To say the things he truly feels
And not the words of one who kneels

The record shows, I took the blows
And did it my way

Boa sorte.

What do you think?

Please keep your comments polite and on-topic.

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: